Apesar de indesejadas, as marcas escurecidas que aparecem embaixo dos olhos são comuns. Elas podem surgir devido ao cansaço ou a disfunções hormonais, causando um incômodo em relação à aparência do rosto. Existem vários tipos de tratamento para olheiras, sendo possível reduzir essas manchas com práticas naturais.
Veja só as dicas para aliviar esta situação que a Cosmetologia do Bem selecionou para você!
Como fazer um tratamento para olheiras de forma natural?
As olheiras são o acúmulo de vasos sanguíneos na região abaixo dos olhos, formando pequenos sacos escurecidos e marcados. Embora estejam associadas ao cansaço — que, de fato, ocasiona em seu surgimento —, muitas vezes aparecem devido a questões genéticas, excesso de melanina ou má circulação do sangue.
Como esses fatores são mais profundos, o tratamento não é milagroso. Ele é difícil e não traz um resultado imediato, mas é possível tomar algumas medidas que podem minimizar e suavizar esse efeito da olheira.
Manter a pele hidratada é uma delas. Por isso, é recomendado usar cremes para essa região que contem com ativos que reduzem o inchaço e sejam calmantes, ajudando a circulação.
Algumas práticas naturais podem auxiliar nisso. São elas:
1. Compressas de água fria
Usar gelo é um ótimo — e natural — tratamento para olheiras. Isso porque a temperatura ajuda a contrair os vasos sanguíneos, reduzindo o inchaço. Tenha cuidado com a água quente, pois ela estimula a dilatação.
2. Pepinos
Utilizar rodelas de pepinos sobre os olhos é uma prática que funciona realmente. O vegetal possui flavonoides, que também ajudam na circulação.
3. Leite gelado
Molhe algodão com leite gelado e deixe por alguns minutos na região dos olhos. Ele é rico em ácidos lácticos que conseguem não apenas clarear a pele, mas também hidratá-la.
4. Saquinhos de camomila
O chá de camomila possui, assim como o pepino, flavonoides, além de antioxidantes que são capazes de reduzir a retenção de líquido. Porém, lembre-se de que eles não podem estar quentes.
5. Bons hábitos
Existem algumas práticas que podem ser adotadas para reduzir as olheiras. São elas:
- massagear a parte escura: isso estimula a circulação, diminuindo o inchaço;
- dormir bem: a restauração dos tecidos acontecem durante uma boa noite de sono;
- evite o álcool e o cigarro: esses dois hábitos também estimulam o surgimento de olheiras;
- hidrate o rosto: nunca é tarde para começar a cuidar da pele, então não se esqueça de lavar, usar hidratante e protetor solar diariamente.
Gostou de saber as dicas de tratamento para olheiras? Então continue lendo os artigos no site da Cosmetologia do Bem!