fbpx

Sua Pele Tem Melasma? Entenda o Que É

by Renata Franco

Você já percebeu se a sua pele tem melasma? Essa condição aparece, em grande maioria, em mulheres que estão em idade reprodutiva — em geral, entre 20 e 50 anos de idade — e pode causar efeitos negativos na construção da autoestima de quem desenvolve esse tipo de condição.

Continue lendo este artigo que nós da Cosmetologia do Bem preparamos para que entenda o que são essas manchas, seus tipos e as causas pelas quais aparecem!

O que é melasma?

Ppele tem melasmaode-se dizer que a pele tem melasma quando ocorre uma concentração de coloração em determinadas áreas do corpo. Isso ocorre por conta da produção excessiva de melanina — proteína responsável pelo pigmento e pela proteção dos seres humanos contra a incidência de raios UV. 

Além do recorte de idade, outra forma de encontrar os grupos sociais mais afetados é pelo tom de pele. Aqueles que contam com uma maior produção de melanina — como no caso de pessoas com ascendência africana, árabe ou asiática — têm maior predisposição genética a desenvolver essa condição.

Não existem causas certas que podem explicar o porquê de o melasma aparecer. Entretanto, alguns fatores que podem desencadear o surgimento dessas manchas são:

pele tem melasma

  • exposição a raios UV;
  • alteração hormonal — tanto causado pela tireoide, como pela gravidez e uso de anticoncepcionais;

Existem três tipos de melasma:

  • epidérmico: a concentração da melanina fica na camada exterior da pele;
  • dérmico: a hiperprodução dessa proteína se concentra na camada interna;
  • misto: é possível encontrar focos de melanina tanto na derme como epiderme.

O que fazer se a minha pele tem melasma?

Caso note o surgimento de manchas escuras e acredite que sua pele tem melasma, procure a ajuda profissional de um dermatologista para que ele possa encontrar a melhor solução para a sua situação.pele tem melasma

De qualquer forma, existem algumas ações que podem ser tomadas como prevenção e evitar o surgimento de melasma. A principal delas é o uso diário de protetor solar para reduzir os impactos da exposição aos raios UV.

Além disso, diminuir o uso de cosméticos que usam substâncias nocivas, como conservantes ou metais pesados, é importante para garantir que a sua pele fique saudável além de bem cuidada. Conheça a cosmetologia natural e esteja no controle de quais elementos estão sendo usados nas formulações.

Agora que já sabe como identificar se sua pele tem melasma, leia mais artigos aqui no blog da Cosmetologia do Bem!

Veja também