Já pensou em seus cosméticos como um alimento para a pele e cabelos?
Já pensou em produzir cosméticos basicamente com ingredientes da sua cozinha?
Formular cada produto como se fosse uma refeição simples e saudável para sua pele.
Se não podemos comer por que poderíamos passar na pele e cabelos?
Pense em seus cosméticos como um “alimento da pele” e faça cada produto como se fosse para ser uma refeição simples e saudável para a pele.
Alimento para Pele
O conceito de “alimento para pele” ou, em inglês, “skin food” é tão literal que ao utilizar seus cosméticos você pode fazer a pergunta “Será que eu posso comer isso?” E se a resposta for “não”, então, seria este um produto para usar na pele, que pode ser absorvido pelo maior órgão do corpo?
Há algumas exceções, é claro! Alguns produtos podem não ter sabores agradáveis para se comer! Mas é importante para a saúde da pele que os produtos que estão sendo colocados sobre a sua superfície sejam saudáveis para o corpo inteiro.
Você não necessariamente precisa levar isso ao pé da letra pois é claro que você não vai querer comer emulsionantes e conservantes, mas é uma boa referência para se manter em mente.
Você pode não saber, mas as células de Langerhans têm o trabalho de verificar se substâncias estranhas que penetram na pele são prejudiciais. Se os ingredientes em cosméticos não são vistos como benéficos para a pele (isto é, “alimento para a pele”), eles podem ser rejeitados, não absorvidos ou causar danos à pele.
Ninguém pensa em beber seu shampoo, mas o Lauril Sulfato de Sódio utilizado como ingrediente de uma grande maioria desses produtos é conhecido por ser absorvível, especialmente pela pele do couro cabeludo. Em outras palavras, uma pequena quantidade está penetrando no corpo de qualquer maneira e para o corpo não faz diferença como ele entrou.
Vamos te apresentar ingredientes que podem estar presentes no seu armário da cozinha e, por uma boa razão, cosméticos Do Bem são feitos a partir de ingredientes naturais que o corpo vai reconhecer como nutrientes benéficos. Quando cosméticos são feitos com segurança como “alimento” tornam-se verdadeiramente uma substância benéfica com a qual pode-se nutrir a pele e cabelos.
Ao fim, você verá inúmeros benefícios na saúde e também no bolso!