A máscara capilar é um item importante para manter a beleza e aspecto saudável dos fios do cabelo. O uso de produtos naturais para esse tipo de tratamento é o mais recomendado, já que não contam com o uso de substâncias que possam ser nocivas, como conservantes e parabenos.
Pensando em desmistificar o conceito de que fazer um cosmético pode ser complicado e difícil, nós, da Cosmetologia do Bem, preparamos uma receita que você pode reproduzir na sua casa e garantir o brilho e a nutrição dos seus fios. Confira!
Conheça a nossa máscara capilar Brilho e Nutrição
A nossa formulação foi desenvolvida de forma profissional, mas buscando formas de preparo simples e sem adição de conservantes nocivos, como parabenos.
A nossa máscara capilar é uma emulsão — ou seja, a mistura de ingredientes aquosos e oleosos. Para que o resultado seja o desejado e haja a formação de uma emulsão estável, lembre-se de que as duas fases devem ser misturadas em temperaturas próximas.
Veja só o nosso passo a passo.
Ingredientes
Quanto aos acessórios necessários, você irá precisar de:
- balança;
- dois recipientes de inox.
Os recipientes precisam ser de inox pois serão aquecidos e servirão, depois, para juntar as duas fases.
Para aumentar o brilho dos fios, os ingredientes utilizados são:
- 195g de infusão de alecrim;
- 3g óleo essencial de alecrim.
Vale ressaltar que, a forma correta para se preparar uma infusão é adicionando a erva após a água ter fervido.
Já com o objetivo de nutrir os cabelos, a fórmula contém:
- 15g de proteína de seda;
- 15g de D-pantenol;
- 15g manteiga de cupuaçu;
- 30g de óleo de oliva (azeite);
- 6g de tensoativo catiônico.
O tensoativo catiônico é responsável por equilibrar as cargas eletrostáticas dos fios. Ou seja, é essa substância que dá a sensação de desembaraço e maciez depois de feito o enxágue.
Por fim, para aumentar o poder emulsificante e dar mais consistência à formulação, também é preciso adicionar:
- 9g de metossulfato de berrentrimônio e álcool cetoestearílico;
- 9g de álcool cetílico.
Lembrando que todos esses ingredientes listados podem ser facilmente encontrados na internet para compra online.
Modo de preparo
Coloque um dos recipientes de inox sobre a balança para começar o preparo da máscara capilar. O primeiro ingrediente adicionado é o tensoativo catiônico — utilizamos o Procondition. Depois, é preciso acrescentar o álcool cetílico, o metossulfato de berrentrimônio&álcool cetoestearílico e a manteiga de cupuaçu.
Leve estes ingredientes para o banho-maria e, enquanto isso, separe o óleo de oliva. Ele deve ser acrescentado depois que os itens do recipientes estiverem derretidos, para que o azeite não seja submetido a temperaturas elevadas, uma vez que isso faz com que suas propriedades sejam diminuídas.
Depois de adicionar o azeite, pode ser que, por conta da diferença de temperaturas, a mistura acabe se solidificando um pouco. Se for o caso, deixe mais um pouco no banho-maria para voltar ao estado líquido, deixando em aproximadamente 80ºC.
No outro recipiente você irá adicionar os ingredientes aquosos. Comece pela infusão de alecrim e, depois, acrescente o D-pantenol. Aqueça e, assim como a mistura anterior, deixe a temperatura em 80ºC.
Agora é hora de promover a emulsão. Com ambos recipientes na mesma temperatura, é preciso misturar os ingredientes, agitando para que eles sejam incorporados.
Depois, adicione a proteína de seda e o óleo essencial de alecrim que, da mesma forma que o azeite, não devem ser aquecidos junto com a mistura, para conservar suas propriedades. O ideal é que, nessa fase, a temperatura já esteja em torno de 40ºC.
Quando a mistura começar a esfriar, coloque-a em um recipiente que será utilizado para armazená-la. Pronto! Ela está pronta para ser utilizada.
Saiba como criar a sua própria máscara capilar
A criação dessa fórmula foi feita a partir da tabela de regras gerais do módulo de cabelos do nosso curso. Nós damos autonomia para que os alunos criem sua própria formulação, oferecendo as faixas percentuais necessárias para criar esses produtos. Assim, os ingredientes são escolhidos de acordo com a necessidade.
Também fica disponível uma tabela de conservantes para que os integrantes do curso consigam escolher qual deles usar, caso a máscara seja utilizada para vender, presentear, ou até mesmo para uso próprio, e precise durar mais. Inclusive, há orientação para entender como fazer o ajuste do pH.
Caso você tenha interesse em aprender como fazer esse tipo de fórmula para criar a sua própria máscara capilar, além de outros tipos de cosméticos, conheça como funciona o nosso curso de cosmetologia natural.
Para conhecer mais algumas receitas e outras informações relevantes sobre o mundo dos cosméticos, continue lendo os artigos aqui no site da Cosmetologia do Bem!