fbpx

O flúor nos cosméticos e seus efeitos danosos na saúde humana

by Yara Carvalho

kid-brushing-teeth1

Vamos falar sobre o flúor (na verdade, sobre o fluoreto).

Você já se perguntou, porque é indicado para crianças pasta de dente sem flúor? Muito nos intriga compostos serem assumidamente maléficos para crianças e aceitáveis para adultos.

Claro que uma criança tem maior possibilidade de reagir negativamente a uma mesma quantidade de uma substância quando comparada a um adulto. E não podemos deixar de mencionar que crianças tem mais dificuldade em cuspir a pasta e acaba ingerindo/absorvendo uma quantidade maior que um adulto.

Mas isso não quer dizer também que não fará mal a adolescentes e adultos quando usado diariamente e por muito tempo…. Inclusive, falamos bastante sobre essa questão da toxicidade aguda x crônica aqui!

É inegável a capacidade do flúor em combater a cárie, mas como tudo é uma questão analisar a relação custo versus benefício, ao analisarmos as possibilidades de danos do flúor no organismo, o benefício ao utilizá-lo se torna questionável.

Bom, segue um resumo breve dos principais malefícios do flúor:

  • Provoca ou contribui para o desenvolvimento de câncer. De acordo com o Programa Nacional de Toxicologia (NTP), “a preponderância de provas” de estudos de laboratório indicam que o flúor é um agente mutagênico (um composto que pode causar alterações genéticas). (Referência)
  • Diminui a função da tireoide. A glândula tireóide regula a taxa metabólica do corpo e desempenha um papel importante na requintadamente saúde humana. Como todas as células metabolicamente ativas requerem hormônio da tireóide para o bom funcionamento, a perturbação da tireóide pode ter uma ampla gama de efeitos em praticamente todos os sistemas do corpo. (Referência)
  • Possui efeito tóxico. Evidências atuais indicam fortemente que algumas pessoas diagnosticadas com “artrite” estão, na verdade, sofrendo de envenenamento de baixo grau por fluoreto. (Referência)
  • Reduz o QI e atrapalha os processo de aprendizagem e memória. A capacidade do flúor em danificar o cérebro é uma das áreas mais ativas da pesquisa de fluoreto. Mais de 300 estudos descobriram que o fluoreto é uma neurotoxina (um produto químico que pode danificar o cérebro). (Referência)
  • Contribui para a calcificação da glândula pineal (Referência)
  • Causa danos aos tecidos ósseos. Atualmente, milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de uma doença óssea debilitante chamada fluorose esquelética, que é causada pelo flúor. (Referência)
  • Causa dano no sistema cardiovascular. Também tem sido demonstrado que o fluoreto se concentra no sistema cardiovascular. Isto pode resultar no aumento da pressão arterial (hipertensão), calcificação arterial, a arteriosclerose, e danos no miocárdio. (Referência)

dangerous_toothpaste_mainIsso tudo sem contar que é importante atacar as causas do problema que, no caso das cáries, uma má alimentação com excesso de açúcares contribuem imensamente para o seu surgimento.

Hábitos saudáveis podem, para muitas pessoas, resolver essa questão e impedir a formação de cáries. É possível fazer uma correta higienização bucal com pastas de dente livres de flúor.

Já basta sermos obrigados a tomar água fluoretada, que mesmo com baixíssima dosagem de flúor, seus efeitos negativos se acumulam no nosso corpo.

Não precisamos somar a isso o uso do flúor em outros produtos uma vez que já temos outros componentes eficazes e menos maléficos. Sobre a questão do flúor na água, recomendamos a leitura dos links AQUI e AQUI de dois médico renomados. 

Fique atento!

Quer saber como escolher seus cosméticos de maneira segura? Clique aqui para receber, gratuitamente, o primeiro manual do Brasil que te guia de maneira rápida e prática, “MANUAL PARA A COMPRA SEGURA DE COSMÉTICOS”.

Ou você pode optar por aprender a produzir seus próprios cosméticos naturais através do nosso curso de cosmetologia natural!

Se você quer se envolver ainda mais, existe essa petição solicitando a remoção da obrigatoriedade do flúor na água. Independente da escolha, água com flúor ou sem flúor, você tem o direito de escolher o que é melhor pra você.

Até que ponto as autoridades têm o direito de institucionalizar um tratamento medicamentoso na água para todos os cidadãos de todas as idades? Clique aqui para assinar a petição.

Veja também