Os produtos capilares são desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada tipo ou da condição do couro cabeludo. Porém, muitas dessas formulações podem conter substâncias prejudiciais à saúde dos cabelos. Por isso, ter conhecimento sobre cosmetologia capilar pode te ajudar a ter fios mais saudáveis.
Entenda como adotar práticas do bem!
O que é cosmetologia capilar?
A cosmetologia capilar é a ciência responsável pelo estudo e desenvolvimento de produtos que serão utilizados para melhorar a saúde do couro cabeludo e dos fios.

Por meio dela, são feitas análises da forma como cada nutriente reage em diferentes condições. Assim, os especialistas conseguem chegar na formulação adequada para tratar determinados casos e oferecer às pessoas um maior controle sobre o comportamento de seu próprio cabelo.
É desta forma que são criados os shampoos, condicionadores, máscaras, cremes, sprays, alisantes, relaxantes e permanentes.
Qual a importância de cosméticos capilares “do bem”?
Levando em conta que alguns dos produtos para cabelos são recomendados para uso diário, é preciso tomar cuidado com algumas das formulações. Afinal, existe a possibilidade de haver substâncias que prejudicam a saúde do couro cabeludo e dos fios.
Entre os itens de maior uso, os componentes nocivos mais comuns são:

- sulfatos: são encontrados principalmente nos shampoos e altas concentrações podem causar irritação no couro cabeludo. São responsáveis pela formação de uma espuma abundante, podendo atuar de forma mais agressiva, retirando a hidratação natural do cabelo;
- petrolatos: comuns em condicionadores e máscaras hidratantes, são responsáveis por causar um efeito de maciez nos fios, mas, isso acontece por conta da barreira superficial criada que, se usado de forma excessiva ou inadequada, acaba impedindo a reposição natural dos nutrientes;
- conservantes: existe uma série de conservantes — como os parabenos, formaldeído e metilcloroisotiazolinona — que estão associados a estudos sobre seus efeitos em relação a alergias, irritações e, até mesmo, surgimento de câncer.
Ao utilizar uma cosmetologia capilar “do bem”, você consegue encontrar fórmulas que causem o efeito esperado em seus cabelos, mas sem haver o risco de gerar reações adversas prejudiciais.

A criação de seus próprios cosméticos te dá a oportunidade de conhecer exatamente todas as substâncias que estão sendo usadas em seu corpo e as propriedades e benefícios de cada uma. No caso de produtos capilares, o uso de D-pantenol ou aloe vera pode trazer resultados animadores e manter o aspecto saudável dos fios.
Gostou de entender os benefícios de investir nos conhecimentos sobre a cosmetologia capilar? Então confira as principais informações sobre o nosso curso e cadastre-se para a lista de espera! Aproveite e leia mais artigos aqui na Cosmetologia do Bem!