fbpx

Cosméticos Orgânicos ou Naturais — Qual a Diferença?

by Renata Franco

Ao comprar produtos de beleza e higiene pessoal, você já deve ter se questionado sobre a diferença entre cosméticos orgânicos e naturais. Os termos são nomenclaturas distintas para identificar ao consumidor quais as características principais de sua composição.

Se você ainda não sabe qual a diferença entre eles, nós da Cosmetologia do Bem te explicamos a seguir!

Como são definidas as características dos cosméticos orgânicos e naturais?

Existem órgãos reguladores que cuidam da certificação dos produtos e verificam qual a natureza de sua composição, como a EcoCert e o Instituto Biodinâmico (IBD). Portanto, a classificação de um item entre cosméticos orgânicos, naturais ou convencionais depende das matérias-primas utilizadas para a sua elaboração.

O que são os cosméticos orgânicos?

ingredientes para a produção de cosméticos orgânicos

Recebem esta nomenclatura todos os produtos que têm em sua composição, no mínimo, 95% de matérias-primas certificadas como orgânicas. Os outros 5% podem ser tanto água como outros elementos naturais.

É preciso ressaltar que são considerados orgânicos os insumos que foram extraídos de cadeias de produção que são classificadas, também como orgânicas. Isso significa que o seu sistema tem como objetivo utilizar métodos alternativos aos convencionais, que usam materiais sintéticos.

Ou seja, os componentes usados nos cosméticos orgânicos são bem cultivados — não possuem nenhum tipo de agrotóxico ou outras substâncias químicas —, sustentáveis e ecologicamente corretos.

O que são os cosméticos naturais?

Nesse caso, são considerados cosméticos naturais aqueles que possuem 95% de matérias-primas de origem natural e 5% sintética. Existe uma série de elementos que foram proibidos pela IBD e, caso o produto tiver algum deles em sua formulação, não poderá receber o selo. São eles:

ingredientes para produção de cosméticos naturais
  • corantes, conservantes e aromas sintéticos;
  • amônia;
  • silicone;
  • propileno e derivados;
  • petrolato;
  • entre outras.

Já matérias-primas como corantes naturais, extratos, manteigas e óleos vegetais e alguns minerais são liberados.

É preciso desmistificar o uso da denominação natural e deixar claro que, em alguns produtos, podem haver substâncias que podem fazer mal para a pele. Isso porque existem muitos elementos que não são sintéticos, como certos minerais, por exemplo, podem constar na composição.

kiwi e frasco de óleo natural

Portanto, sempre que encontrar um produto que informe no rótulo que é natural, é importante olhar a sua fórmula para avaliar os componentes utilizados em sua elaboração.

Gostou de saber as características dos cosméticos orgânicos ou naturais e suas diferenças? Então não deixe de ler outros artigos aqui no site da Cosmetologia do Bem!

Você também pode aprender a preparar seus próprios cosméticos naturais em nosso curso de cosmetologia natural.

Veja também