A conscientização em relação à indústria da cosmetologia levou muitas pessoas a buscarem informações de como fazer cosméticos por conta própria. Assim, é possível ter a garantia de que os ingredientes utilizados sejam de boa procedência e não façam mal para o corpo.
Você quer entender como funciona e começar a criar as suas formulações, certo? Porém, é preciso estruturar alguns pontos básicos. Continue lendo este artigo para saber mais!
Entenda como fazer cosméticos
Depois de compreender o que é cosmetologia, a importância de evitar produtos industrializados e adotar uma vida mais natural, chegou a hora de aprender como fazer cosméticos naturais.
Aqui na Cosmetologia do Bem, acreditamos que o importante é não apenas ensinar formulações, mas sim como elas são desenvolvidas para que, depois, os você possa criar suas próprias formulações de acordo com as suas necessidades.
Para desenvolver uma fórmula, então, é preciso pensar nos seguintes pontos:
Finalidade
Está aprendendo como fazer cosméticos para criar qual tipo de produto? Existem inúmeras finalidades para a aplicação da cosmetologia, então tenha claro:
- qual parte do corpo será tratada (pés, mãos, axilas, por exemplo);
- a superfície que receberá esse cosmético (pele do corpo, do rosto ou cabelos);
- ação desejada (limpeza, hidratação ou algum tipo de tratamento).
Por exemplo: se você quer fazer a limpeza dos cabelos, a fórmula deverá conter algum tipo de surfactante. Porém, é possível agregar mais ativos que vão proporcionar outros benefícios — desde uma hidratação a tratamentos mais específicos.
Particularidades do uso
Uma vez que você já decidiu qual deles vai produzir, ainda precisa considerar as duas questões abaixo:
- o tipo (oleoso, misto, seco);
- a potência do cosmético.
A regra dos tipos é válida tanto para os cabelos como pele: cada um tem uma necessidade diferente e, portanto, os cosméticos também usam ingredientes distintos.
A busca dos ingredientes certos
O uso de matérias-primas do bem faz toda a diferença na hora de fazer um cosmético. No caso dos shampoos, por exemplo, troque os surfactantes agressivos utilizados nos produtos industrializados por aqueles mais suaves e que não causam danos aos fios.
Em itens para a pele, formulações hidratantes mais potentes podem ser feitas com manteigas vegetais, enquanto as mais leves utilizam óleos. Para as mais sensíveis, recomendamos, por exemplo, o uso de extratos de calêndula ou camomila.
Gostou de saber como fazer cosméticos? Então veja mais informações sobre o nosso curso para ter base teórica para produzi-los! Aproveite e continue lendo mais artigos aqui na Cosmetologia do Bem.