Fique atento aos mitos sobre os cuidados com a pele para não cair em nenhuma armadilha!
Conheça 03 grandes mitos sobre cuidados com a pele
Mito 1 – Cosméticos Naturais são completamente livres de química.
O primeiro ponto é que tudo é “química”. O ar é composto de elementos químicos, a água também e por aí vai… A comida no seu prato é feita de substâncias químicas. O que se quer dizer na verdade com “livre de produtos químicos” é que não contém quaisquer ingredientes sintéticos.
O segundo ponto é que denominar “cosmético natural” não indica a concentração dos ingredientes naturais/não sintéticos utilizados, ou seja, pode estar escrito no rótulo NATURAL mas em sua composição predominar os ingredientes sintéticos que podem te fazer mal. Fique atento!
Mito 2 – Óleo mineral impede sua pele de respirar.
Os óleos minerais contêm moléculas grandes que são capazes de criar uma camada oclusiva na camada mais externa da pele, o extrato córneo da epiderme. Quando expomos dessa forma, entendemos porque as pessoas ficam alarmadas e com a ideia de a pele parar de respirar.
No entanto, todos os óleos carreadores comportam dessa maneira. Os óleos vegetais também criam uma camada oclusiva na pele. A principal diferença é que a composição de lipídios dos óleos vegetais é similar à da pele o que faz com que o corpo os metabolize mais facilmente. E, principalmente, eles também contêm outros componentes das plantas que são benéficos para a pele.
Mito 3 –Todos os conservantes são perigosos
Alguns conservantes são conhecidos por irritar a pele ou até mesmo atuarem como disruptores endócrinos (Veja a lista aqui).
Mas eles também exercem uma função muito importante: eles impedem que bactérias, fungos e leveduras proliferem no cosmético. Se esses microrganismos patogênicos entram em contato com sua pele, podem causar uma infecção grave.
Felizmente, muitos conservantes naturais têm surgido a todo o tempo no mercado que podem deixar sua pele segura e ainda atender o requisito de produto natural. O principal problema é que, em geral, eles são mais caros que os sintéticos o que desestimula a indústria de cosméticos utilizá-los. Fique atento!
PS: Para saber de forma prática e rápida como realizar uma compra de cosméticos Do Bem, clique aqui para receber o primeiro do Brasil “MANUAL PARA A COMPRA SEGURA DE COSMÉTICOS”.
Quer aprender a fabricar cosméticos realmente naturais? Conheça o nosso curso de cosmetologia natural!