fbpx

Desmistificando o conceito de cosméticos naturais

by Gbkkkddj

Com sua crescente popularidade, não foi à toa que escolhemos como tema o uso da palavra “natural” que tem se tornado cada dia mais sinônimo de saúde. Mas será?

Inicialmente, quando tivemos a ideia de criar essa página para compartilhar todas as nossas descobertas no mundo dos cosméticos o nome escolhido era “Cosmetologia Natural”.

O que seria “cosmetologia natural” segundo o dicionário:

  • Cosmetologia: ramo do conhecimento que versa sobre os produtos de higiene e beleza em seus múltiplos aspectos;
  • Natural: Da natureza ou a ela relativo; produzido pela natureza;

Ou seja, tudduvidaconsumidoro que é produzido pela natureza é natural, mas não é necessariamente saudável. E foi por isso que alteramos o nome do site para “Cosmetologia Do Bem”, pois não basta ser natural, tem que fazer bem à saúde!

Um bom exemplo são os metais pesados encontrados na natureza, portanto, naturais, mas que podem fazer muito mal para o nosso corpo. Infelizmente, podemos encontrá-los na composição de uma grande quantidade dos cosméticos disponíveis no mercado.

Mesmo aqueles que se gabam mostrando no rótulo “Cosmético Natural”, “Ingredientes Naturais”, “100% Natural”, não são necessariamente saudáveis. Isso sem contar os inúmeros produtos que também escrevem a palavra “Natural” apenas para enganar/vender, pois é só lermos a composição que encontramos inúmeros ingredientes que não achamos na natureza.

deodorantSó para ficar ainda mais claro essa questão do natural vamos tomar como exemplo um desodorante natural.

O alúmen de potássio é um cristal encontrado na natureza e é um composto que contém alumínio. Inúmeros desodorantes naturais contém essa substância como um de seus ingredientes.

Ou seja, nesse caso, o fato de conter alumínio em sua composição não o faz deixar de ser natural, mas faz com que ele entre para a lista negra dos cosméticos.

Isso porque, dentre outros efeitos negativos que detalharemos com maior profundidade em outro artigo, o alumínio dificulta a nossa transpiração impedindo que muitas toxinas que o corpo precisa eliminar, permaneça nele.

Muitos desodorantes naturais compostos de alúmen de potássio argumentam que os cristais são grandes e não penetram na pele como o cloridrato de alumínio, no entanto, ambos evitam a transpiração e preferimos evitá-los.

(Se você quer receber a receita do nosso Desodorante Do Bem se inscreva aqui!)

Moral da história: Não confie nas letras grandes dos rótulos. Se você faz questão de unir beleza e saúde, leia a composição do produto.

Sim, sabemos que não é tão simples, pois muitos dos componentes não estão em português e/ou não sabemos de que se trata. Exatamente por isso disponibilizamos um manual para te ajudar na compra dos seus produtos. O primeiro do Brasil, “MANUAL PARA A COMPRA SEGURA DE COSMÉTICOS”. Você pode solicitá-lo gratuitamente aqui.

Acompanhe o Cosmetologia Do Bem, continuaremos abordando vários assuntos sobre essas substâncias para que você não caia em armadilhas.

E conheça também o nosso curso de cosmetologia natural e aprenda a produzir os seus próprios cosméticos naturais.

Veja também